sexta-feira, 19 de abril de 2013

Grêmio Estudantil

     O Grêmio é a organização que representa os interesses dos estudantes na escola. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam diversas possibilidades de ação, tanto no ambiente escolar como na comunidade onde está inserida a escola.
   O Grêmio é também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos. Pode-se dizer que ele é uma maneira de promover a formação política dos estudantes.

Estão listadas abaixo as funções de cada membro do Grêmio:
  • Presidente: Representar o Grêmio na escola e fora dela; convocar e presidir as reuniões e assembléias ordinárias e extraordinárias; representar o grêmio junto aos orgãos colegiados do colégio e outras entidades representativas de outros setores da comunidades escolar; desempenhar as demais funções inerentes ao cargo.
  • Vice-presidente: auxiliar o presidente no exercício de suas funções; substituir o presidente nos casos de ausência, impedimento ou vacância do cargo; desempenhar as demais funções inerentes ao cargo.
  • Secretário Geral: publicar os avisos e convocações de reuniões, divulgar editais e expedir convites; lavrar as atas das reuniões da diretoria e assembléias; manter em dia os arquivos da entidade.
  •  Primeiro Secretário: auxiliar os secretário geral em duas tarefas; substituir este em ausência ou vacância do cargo.
  • Tesoureiro Geral: ter sobre seu controle direto todos os bens do grêmio; manter em dia toda a escrituração do movimento financeiro.
  • Primeiro Tesoureiro: auxiliar o tesoureiro geral; assumir nos casos de impedimento ou vacância do cargo.
  • Diretor Social: organizar festas promovidas pelo grêmio; selar pelo bom relacionamento do grêmio com os estudantes, com o colégio e com a comunidade.
  • Diretor de Comunicação: responder pela comunicação da diretoria com os estudantes e do grêmio com a comunidade; manter os membros do grêmio informados dos fatos de interesse dos estudantes.
  • Diretor de Esporte e Lazer: coordenar e orienta as atividades esportivas dos estudantes; incentivar a prática dos esportes, organizando os campeonatos internos e externos.
  • Diretor de Cultura: promover a realização de shows, conferências, exposições, recitais, concursos, palestras e outras atividades de natureza cultural; manter relações com entidades de natureza cultura.
  • Diretor de Políticas Educacionais: coordenar e orientar as atividades em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade para todos; manter parcerias com as demais entidades de representação dos estudantes; manter parcerias com entidades do meio educacional.
A última eleição para o grêmio estudantil na F.T.D. aconteceu no dia 13 de novembro do ano de 2012. O mandato dos estudantes eleitos dura dois anos, portanto, os alunos que quiserem formar suas chapas para concorrerem nas próximas eleições, terão que esperar até novembro de 2014.

Veja algumas fotos tiradas durante a votação:



Nenhum comentário:

Postar um comentário